2022/12/22

Google lança ferramenta de esconder rostos em vídeo

A Google disponibilizou o seu Magritte como open-source, ferramenta que esconde os rostos em vídeos para proteger a privacidade.

Já todos vimos vídeos em que o rosto de uma pessoa ficada desfocado ou pixelizado para que não possa ser identificado, e agora a Google disponibiliza o Magritte para quem quiser replicar o efeito.

A Google tem longo historial a nível de esconder coisas em imagens estáticas, tecnologia que se tornou obrigatória no Street View para esconder rostos, matrículas e outros elementos que não convém ficarem visíveis para todo o mundo. Mas, quando se trata de vídeo, as coisas complicam-se. Muitas vezes estes processos limitam-se a criar uma máscara estática sobre o rosto da pessoa visada, ou cuja posição tem que ser ajustada manualmente no caso de haver movimento. Com este Magritte, a ferramenta consegue reconhecer os rostos e aplicar correctamente o filtro de privacidade no local correspondente, tanto em vídeos pré-gravados como até em streams de vídeo em directo.

O projecto destina-se a developers que queiram integrar esta capacidade nos seus programas, mas não deverá demorar muito até que se comecem a ver apps que tirem partido disto e facilitem o acesso a esta funcionalidade por parte de qualquer utilizador interessado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)