2022/12/22

Notícias do dia

Célula solar atinge 32.5% de eficiência; Xiaomi 12 recebe Android 13 inesperado; Apple encerra Dark Sky a 1 de Janeiro; Twitter ganha cashtags com preço de acções e criptomoedas; e Google em estado de emergência para dar resposta ao ChatGPT.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.

Netflix começa a perseguir partilha de contas em 2023

O ano de 2023 arrisca-se a ser bastante mau para quem partilha a Netflix com familiares e amigos. A perseguição da partilha de contas e passwords será o próximo passo da ofensiva da Netflix para tentar aumentar o número de subscritores, seguindo-se ao lançamento da modalidade mais barata com apresentação de publicidade (que não tem tido grande adesão até ao momento).

No entanto, tal como essa modalidade, a Netflix terá que estar consciente que a perseguição das contas partilhadas, em vez de aumentar o número de subscritores, pode acabar por ter precisamente o efeito oposto, com os actuais grupos a chegarem à conclusão que não se justifica estarem a pagar por contas separadas. Ainda mais tendo em conta o "excesso" de serviços de streaming que temos actualmente.


Apple suspende transição para novo Home

Com o iOS 16.2 a Apple também lançou uma nova arquitectura no seu sistema Home, que também integra comptabilidade Matter, mas o processo de transição parece não estar a correr tão bem quanto se esperava.

Os utilizadores do novo sistema eram convidades a fazer o processo de transição, com actualização de todos os dispositivos HomeKit na sua rede; mas há relatos de pessoas que perderam o acesso aos mesmos após o processo. Relatos que terão sido em volume suficiente para que a Apple suspendesse este processo de transição por agora. A maior questão é que, para quem tiver ficado sem acesso aos dispositivos, não foi dada qualquer explicação de como os recuperar - e para quem tiver iniciado o processo, não há forma de depois regressar à versão anterior.


iPhone 14 Pro com linhas no ecrã durante o boot

Alguns utilizadores estão a ficar assustados com linhas a piscar no ecrã dos seus iPhone 14 Pro durante o processo de arranque.

Ter linhas a piscar no ecrã raramente é bom sinal e faz logo temer algum problema ou defeito. No entanto, neste caso dos iPhone 14 Pro a causa parece estar relacionada com um bug de software que a Apple poderá corrigir através de uma actualização. O problema é que a não ser que a Apple lance uma actualização intermédia, o próximo iOS 16.3 apenas é esperado para o próximo ano, pelo que poderá demorar ainda algum tempo até que estas linhas desapareçam.


Mobvoi quer mensalidade para sleep tracking melhorado


Os Ticwatches são dos smartwatches Wear OS mais populares, mas a Mobvoi está agora a seguir o (mau) exemplo de outras empresas, como a Fitbit, ao bloquear certas funcionalidades atrás de um modelo de subscrição.

Apesar da recolha dos dados ser a mesma, quem quiser ter acesso a uma análise de sono mais detalhada terá que pagar $4.99 por mês, com oferta promocional inicial de $2.99 para quem aderir até ao final do ano.

Para piorar, estes dados só ficam disponíveis na app da Mobvoi, pelo que nem sequer se tem a possibilidade de fazer a sua análise ou visualização noutras apps.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O maior televisor CRT criado foi o Sony PVM-4300, com um tubo CRT de 45" (43" visíveis). Um modelo de sonho para os fãs dos ecrãs gigantes dos anos 90 que estivessem dispostos a pagar os 40 mil dólares que eram pedidos. Só tinham que ter atenção onde o pousavam, pois os seus 200kg não facilitavam muda-lo para outro lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)