2022/12/12

Xiaomi apresenta MIUI 14 - mais rápida e menos bloatware


Além dos novos Xiaomi 13 e 13 Pro, a Xiaomi apresentou também a nova interface MIUI, que chega agora à versão 14 e segundo a marca chinesa, está mais rápida e com menos aplicações instaladas de origem.

Estas são garantidamente boas notícias para os fãs da Xiaomi. A MIUI 14 chega com menos bloatware, deixando ao utilizador a opção de instalar, ou não, um alargado leque de aplicações, que muitas vezes só ficavam a carregar desnecessariamente o sistema. O utilizador vai ganhar ainda mais espaço livre graças à redução do firmware e recovery, com os ganhos a poderem chegar aos 23%.


A segurança foi igualmente revista, com mais de 30 funcionalidades (a par das novidades do Android 13) a passarem a ser efectuadas através de processamento local, sendo disso exemplo o reconhecimento de imagens, extracção de texto das fotos, tradução e gravações.

Estas são algumas das novidades da MIUI 14, versão chinesa, faltando agora ficar a conhecer a data para o anúncio da versão ocidental, que terá de contar com as aplicações e funcionalidades da Google. Esta versão chinesa vai chegar a um leque seleccionado de equipamentos já no início de Janeiro, sendo apenas um indicador do que irá acontecer para o mercado Europeu, com a listagem a poder vir a ser alargada a outros equipamentos da série Redmi e Poco.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Mal posso esperar pelo update no meu xiaomi pad 5.
    Luís... Para quando uma versão dark do site? Já faz falta :)

    ResponderEliminar