2022/12/12

Notícias do dia

Xiaomi apresenta Xiaomi 13 e 13 Pro; venda de energia do autoconsumo vai ser simplificada; carro da Apple chega em 2026 mas com volante; como funcionam os sensores de frequência cardíaca e oxigénio dos smartwatches; Chrome ganha poupança de memória e bateria; COVID-bit extrai informação de computadores sem rede usando sinais electromagnéticos; e programas antivirus enganados para apagar o sistema.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.

Google adia fim das extensões Manifest V2 no Chrome

A Google não quis arriscar e optou por adiar os seus planos para o fim das actuais extensões do Chrome. A nova versão Manifest V3 iria começar a ser recomendada a partir do início de 2023, com o suporte para as extensões V2 a serem desactivadas em 2024. Mas agora esses planos ficam em pausa para serem reavaliados.

A nova API V3 promete maior privacidade, mas também limita bastante as capacidades das extensões, nomeadamente a dos ad-blockers - tendo sido muito criticada por a Google estar a acelerar a sua adopção sem se preocupar com esse aspecto (que se pode considerar fundamental hoje em dia). Este recuo da equipa do Chrome é um reconhecimento de que os críticos estavam certos. Ou então, poderá ser apenas o receio de ver uma quantidade significativa de utilizadores a escapar para outros browsers mais amigos dos ad-blockers.


8 artistas vão dar a volta à Lua na Starship da SpaceX


Já está escolhida a tripulação dearMoon de oito artistas que irá voar em redor da Lua numa Starship da SpaceX. A missão é patrocinada pelo bilionário japonês Yusaku Maezawa, que tem sido um dos grandes apoiantes do projecto (e que já passou umas "férias" na ISS) e poderá tornar-se na primeira missão privada comercial até à Lua.

A tripulação escolhida consiste em oito artistas de diferentes áreas (mais dois suplentes): Steve Aoki (DJ), Choi Seung Hyun (músico), Yemi A.D. (coreógrafo e performer), Rhiannon Adam (fotógrafo), Tim Dodd (YouTuber), Karim Iliya (fotógrafo), Brendan Hall (realizador), Dev D. Joshi (actor), com Kaitlyn Farrington (snowboarder) e Miyu (dança) como backups.

A missão está prevista para 2023, mas considerando que a Starship ainda nem sequer fez um voo para fora da atmosfera (que chegou a estar previsto para este anos mas entretanto foi adiado para 2023), é possível que esse objectivo não seja cumprido.


EUA vão anunciar avanço na fusão nuclear

Os EUA têm agendado para amanhã um evento que promete revelar um grande avanço no campo da fusão nuclear, e que se acredita ser ter atingido a primeira reacção de fusão nuclear que tenha produzido mais energia do que aquela que consumiu.

A fusão nuclear tem potencial para revolucionar o mundo, possibilitando energia praticamente ilimitada a baixo custo e de forma limpa, replicando o mesmo processo que ocorre no interior das estrelas. É algo que tem sido perseguido há décadas, e que nos últimos anos tem atingido o ponto de "estamos quase lá". Com sorte, amanhã teremos a confirmação de que efectivamente chegamos a esse ponto.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: As origens da barra de progresso, que vemos frequentemente nos computadores para indicar o nível de evolução de alguma tarefa demorada, como fazer um download ou copiar ficheiros, remontam ao distante ano de 1896, tendo sido criada pelo polaco Karol Adamiecki, e que na verdade se antecipava aos gráficos de Gantt que só surgiram uma década mais tarde, mas cuja visibilidade acrescida no ocidente lhe valerem o "reconhecimento". Se a história fosse justa, seriam hoje conhecidos como gráficos de Adamiecki.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)