Xiaomi apresenta Xiaomi 13 e 13 Pro; venda de energia do autoconsumo vai ser simplificada; carro da Apple chega em 2026 mas com volante; como funcionam os sensores de frequência cardíaca e oxigénio dos smartwatches; Chrome ganha poupança de memória e bateria; COVID-bit extrai informação de computadores sem rede usando sinais electromagnéticos; e programas antivirus enganados para apagar o sistema.
Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.
Google adia fim das extensões Manifest V2 no Chrome
A Google não quis arriscar e optou por adiar os seus planos para o fim das actuais extensões do Chrome. A nova versão Manifest V3 iria começar a ser recomendada a partir do início de 2023, com o suporte para as extensões V2 a serem desactivadas em 2024. Mas agora esses planos ficam em pausa para serem reavaliados.A nova API V3 promete maior privacidade, mas também limita bastante as capacidades das extensões, nomeadamente a dos ad-blockers - tendo sido muito criticada por a Google estar a acelerar a sua adopção sem se preocupar com esse aspecto (que se pode considerar fundamental hoje em dia). Este recuo da equipa do Chrome é um reconhecimento de que os críticos estavam certos. Ou então, poderá ser apenas o receio de ver uma quantidade significativa de utilizadores a escapar para outros browsers mais amigos dos ad-blockers.
8 artistas vão dar a volta à Lua na Starship da SpaceX
Já está escolhida a tripulação dearMoon de oito artistas que irá voar em redor da Lua numa Starship da SpaceX. A missão é patrocinada pelo bilionário japonês Yusaku Maezawa, que tem sido um dos grandes apoiantes do projecto (e que já passou umas "férias" na ISS) e poderá tornar-se na primeira missão privada comercial até à Lua.
A tripulação escolhida consiste em oito artistas de diferentes áreas (mais dois suplentes): Steve Aoki (DJ), Choi Seung Hyun (músico), Yemi A.D. (coreógrafo e performer), Rhiannon Adam (fotógrafo), Tim Dodd (YouTuber), Karim Iliya (fotógrafo), Brendan Hall (realizador), Dev D. Joshi (actor), com Kaitlyn Farrington (snowboarder) e Miyu (dança) como backups.
A missão está prevista para 2023, mas considerando que a Starship ainda nem sequer fez um voo para fora da atmosfera (que chegou a estar previsto para este anos mas entretanto foi adiado para 2023), é possível que esse objectivo não seja cumprido.
月旅行のクルーが決まりました!
— 前澤友作@MZDAO (@yousuck2020) December 8, 2022
Crew for Moon Trip Selected!!#dearMoonCrew @dearmoonproject https://t.co/Fle1vbPplD
EUA vão anunciar avanço na fusão nuclear
Os EUA têm agendado para amanhã um evento que promete revelar um grande avanço no campo da fusão nuclear, e que se acredita ser ter atingido a primeira reacção de fusão nuclear que tenha produzido mais energia do que aquela que consumiu.A fusão nuclear tem potencial para revolucionar o mundo, possibilitando energia praticamente ilimitada a baixo custo e de forma limpa, replicando o mesmo processo que ocorre no interior das estrelas. É algo que tem sido perseguido há décadas, e que nos últimos anos tem atingido o ponto de "estamos quase lá". Com sorte, amanhã teremos a confirmação de que efectivamente chegamos a esse ponto.
Curtas do dia
- OnePlus 10T começa a receber Android 13
- MrBeast vai ter desafio de $1M no Fortnite
- Elon Musk vaiado em espectáculo de Dave Chapelle
- A subversão do Free Speech e o pressuposto errado de que se aplica a serviços privados
Resumo da madrugada
- Radares da PSP em Dezembro
- Carro da Apple chega em 2026 - com volante
- Chrome ganha poupança de memória e bateria
- Lexus mostra eléctrico com mudanças manuais (falsas)
- Como fazer um candeeiro inteligente com interruptor invisível
- COVID-bit extrai informação de computadores sem rede usando sinais electromagnéticos
- Ford Ranger ganha versão Platinum de luxo
- Avatar: The Way of Water tem edição ScreenX
- Fortnite Chapter 4 chega com Unreal Engine 5.1
- Tesla instala parque Megapack de 100 MWh na Bélgica
- Microsoft Edge abandona Windows 7 e 8 em Janeiro de 2023
- Como funcionam os sensores de frequência cardíaca e oxigénio dos smartwatches
- Vivo X80 Pro recebe Android 13
- Xiaomi apresenta Xiaomi 13 e 13 Pro
- Missão Artemis I completada com sucesso
- Twitter lança Community Notes para todo o mundo
- Powerbank Anker PowerCore Slim 10000 mAh a €25.99
- Govee fita + barras LED para TV com câmara a €119
- Dyson Zone combina headphones com purificador de ar
Curiosidade do dia: As origens da barra de progresso, que vemos frequentemente nos computadores para indicar o nível de evolução de alguma tarefa demorada, como fazer um download ou copiar ficheiros, remontam ao distante ano de 1896, tendo sido criada pelo polaco Karol Adamiecki, e que na verdade se antecipava aos gráficos de Gantt que só surgiram uma década mais tarde, mas cuja visibilidade acrescida no ocidente lhe valerem o "reconhecimento". Se a história fosse justa, seriam hoje conhecidos como gráficos de Adamiecki.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)