2022/12/10

Carro da Apple chega em 2026 - com volante

Parece que nem a Apple está confiante de conseguir ter um sistema completamente autónomo a funcionar até 2026.

O projecto do carro da Apple (Project Titan) continua envolto em grande secretismo, mas parece ter havido uma grande concessão feita pela Apple. Em vez de um carro sem volante nem pedais, que funcionaria de forma completamente autónoma, o carro acabará por ter capacidades idênticas às dos carros existentes, com volante e pedais.

Pelo menos numa fase inicial a Apple deverá limitar as capacidades autónomas do automóvel apenas a auto-estradas, neste caso permitindo um modo "autónomo" que dispensará a atenção permanente do condutor (ao contrário do que acontece com a maioria dos sistemas actuais, incluindo o Autopilot da Tesla, que exigem atenção permanente). Este modo permitirá que o condutor possa estar a ver filmes ou outras coisas, sendo assegurado que terá sempre um pré-aviso com tempo suficiente de antecedência no caso de ser necessário retomar o controlo manual do veículo.

Há pelo menos um ponto positivo nesta perda de funcionalidades, que é a do preço alvo da Apple ter caído de mais de 120 mil dólares para menos de 100 mil dólares.

Depois de já terem passado vários gestores pela chefia do projecto, actualmente o lugar é ocupado por Kevin Lynch, que estava à frente do Apple Watch e Health app. Uma opção que poderá parecer algo estranha, mas que a Apple parece acreditar que é a escolha certa para fazer com que o projecto resulte num produto real comercializável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)