2023/01/22

Apps fraudulentas escondiam até 25 vídeos publicitários simultâneos

Investigadores de segurança descobriram uma mega campanha de publicidade fraudulenta, que podia mostrar até 25 vídeos publicitários sobrepostos sem que os utilizadores notassem.

A campanha de malvertising, designada por "Vastflux" tirava partido de publicidade armadilhada cujo principal propósito era o de apresentar publicidade adicional sem que fosse visível. Escondido do olhar dos utilizadores, e enquanto apresentavam um ecrã aparentemente normal, estas campanha podiam estar a exibir até 25 vídeos publicitários sobrepostos (não visíveis), que eram contabilizados como sendo vídeos vistos pelo utilizador e, consequentemente, rendendo dinheiro a seu favor pela sua suposta apresentação.

No seu auge, a campanha terá chegado a 11 milhões de dispositivos e gerado 12 mil milhões de visualizações de publicidade por dia!
Depois de várias vagas de contra-ataque contra esta campanha, os seus servidores de controlo acabaram por ser encerrados em Dezembro, pondo um ponto final nesta operação.

Embora possa parecer uma operação relativamente inofensiva, que nem sequer incomoda o utilizador com publicidade visível, estas campanhas têm como impacto directo um enorme consumo de dados nos dispositivos afectados, para além do consumo acrescido de bateria.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)