Nos EUA a entrada em 2023 é também marcada pelo fim das redes 3G.
Seguindo o exemplo de outras operadoras de telecomunicações que já tinham desligado o serviço 3G no início do ano, a Verizon é a última grande operadora nos EUA que também diz adeus ao 3G.
Este encerramento estava originalmente planeado para 2019 mas acabou por ser alvo de prolongamentos sucessivos que acabaram por atirar a data efectiva para 31 de Dezembro de 2022, data que foi finalmente mantida e cumprida. A operadora enviou telemóveis 4G para a maioria dos clientes que ainda se mantinha no serviço 3G, e diz que mesmo esses clientes continuarão a poder usar os seus antigos telemóveis para chamadas de emergência e para contactarem o serviço de apoio ao cliente.
Se a nível dos telemóveis a transição até será relativamente pacífica, as chatices acontecerão a nível de outros dispositivos que estivessem dependente do serviço 3G, que vão de coisas como localizadores de viaturas, sensores remotos, etc. No entanto, o grande apetite pela largura de banda fez com que os operadores preferissem libertar o espectro ocupado pelo 3G para que pudesse ser aproveitado pelo mais recente 5G.
Em Portugal ainda não existe nenhuma data definida para o fim do 3G, embora algumas operadoras já tenham referido que isso poderia acontecer lá para 2025 ou 2026.
2023/01/01
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A meu ver é trágico.
ResponderEliminarComo pode a sociedade aceitar que uma tecnologia relativamente recente dure tão pouco tempo...?
Pessoalmente não concordo.
Com a urgência em ter o 5G a funcionar, por parte das operadoras, não espero menos que os operadores desligarem o 2G, 3G e 4G no final do próximo ano para alocarem as frequências todas ao 5G e deixarem as outras tecnologias ultrapassadas no passado de onde nunca deveriam ter saído.
ResponderEliminarE se for preciso distribuírem uns smartphones aos pobretanas, paciência, que venha daí mais um subsídio do Estado para ajudar as coitadinhas das operadoras a ajudar a fazer essa mudança, sei lá usem a desculpa da sociedade digital ou inventem outra desculpa.
"deixarem as outras tecnologias ultrapassadas no passado de onde nunca deveriam ter saído"
EliminarNão. Existem tecnologias (não estou a dizer que são estas) que foram (e ainda são) bastante úteis e até trazem mais vantagens do que certas e determinadas desvantagens que as mais recentes vêm trazer.
Essa dos "pobretanas" também não me parece que tenha saído muito ... Ou isso ou o o seu caso será o de alguém que irá manifestamente ficar a ganhar com a transição para tecnologias que apenas vêm trazer mais domínio por parte de que já de si é claramente dominante.
Não sou detrator das tecnologias inovadoras, mas sou detrator de tudo o que apenas para aumentar a concentração de poder e o aumento de desigualdade entre seres humanos.