2023/01/25

MacBook Pro com M2 Pro com SSD mais lento

O mais recente MacBook Pro equipado com o chip M2 Pro e 512 GB tem desempenho do SSD pior que o do MacBook Pro M1.

A Apple volta a pegar uma partida aos utilizadores, com o MacBook Pro com chip M2 Pro a ter desempenho inferior ao modelo anterior equipado com chip M1 Pro, a nível do SSD.

A notícia não será surpresa para quem já esperava uma repetição do que tinha acontecido com o MacBook Pro M2 (chip não-Pro) de 256 GB. Neste caso, enquanto o MacBook Pro com M1 Pro e 512 GB era capaz de atingir velocidades de 3.9 GB/s em escrita e 4.9 GB/s em leitura, o novo modelo equipado com o chip M2 Pro fica-se pelos 3.1 GB/s em escrita e 2.9 GB/s em leitura.
A causa, uma vez mais, está na utilização de menos chips de memória flash - mas de maior capacidade -  que permite reduzir o número de chips e a área ocupada, mas impede que se tire partido da escrita simultânea distribuída pelos diferentes chips, resultando nas velocidades mais lentas.

Quem quiser melhorar o desempenho a nível do SSD deverá escolher um MacBook Pro M2 Pro com 1 TB de capacidade, o que para o modelo base de 2499 euros é uma opção que custa mais 232 euros, elevando o preço para os 2731 euros.

1 comentário:

  1. Continuo a achar os modelos mais antigos mais atractivos em preço/performance.

    ResponderEliminar