2023/01/25

Apple lança iOS 12.5.7 para iPhones antigos

A par do iOS 16.3, a Apple disponibilizou o iOS 12.5.7 para os iPhones mais antigos.

Com o iOS 16.3 a Apple adicionou o suporte para chaves de segurança FIDO nos iPhones dos últimos anos. O iOS 12.5.7 não traz essa novidade mas aplica algumas correcções contra vulnerabilidades críticas de segurança que permitiam infectar iPhones de forma remota. Vulnerabilidades que a Apple diz que "podem ter sido utilizadas em ataques" em iPhones com iOS anterior ao 15.1, o que é o palavreado habitual das grandes empresas para "garantidamente estavam a ser utilizadas em ataques".

Esta actualização permite que os utilizadores possam continuar a utilizar iPhones como o iPhone 5S (lançado em 2013) sem recearem comprometer a sua segurança - o que actualmente se vai tornando no factor mais crítico que dita quando se deve deixar de utilizar um smartphone ou tablet, apesar de tecnicamente se manterem completamente funcionais em nível aceitável para utilização.

Talvez se chegue a um ponto em que todos os fabricantes comecem a assegurar actualizações de segurança por um mínimo de 10 anos. Mas, até que esse dia chegue, temos que nos dar por satisfeitos por isso estar a ser feito para o iPhone 5S, que continua a ser um dos iPhones mais apreciados de sempre, e ao design do qual a Apple regressou na mais recente geração dos iPhone 14 depois da passagem pelos iPhones com laterais arredondadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)