2023/02/26

Audi perde batalha de nomes com a NIO

Apesar da vitória inicial, a Audi não conseguiu impedir que a NIO utilizasse as designações ES6 e ES8 nos seus modelos.

A Audi queixou-se que esses modelos ES6 e ES8 tinham nomes demasiado parecidos com os seus S6 e S8, que podiam levar os consumidores a ficarem confundidos e a pensarem que o "E" significa que seriam S6 e S8 eléctricos. Mas se inicialmente conseguiu obter um parecer favorável num tribunal alemão, o EUIPO (European Union Intellectual Property Office) acabou por dar a vitória à NIO, dizendo que não existe possibilidade de confusão, e permitindo que a marca chinesa utilize o ES6 e ES8.

Era uma queixa que, desde logo, já parecia demonstrar alguma má vontade por parte da Audi, já que os seus S6 e S8 nem sequer são a designação principal dos modelos, sendo apenas variantes desportivas dos A6 e A8. Além disso, e apesar de muitas marcas adoptarem designs que até podem ser confundidos, neste caso estamos perante modelos e marcas que são bastante distintas e dificilmente irão "confundir" os consumidores.

A NIO tinha entretanto mudado o nome do seu ES7 para EL7, pelo que agora teremos que ver se regressará aos nomes habituais ou se optará por continuar a usar a variante EL em vez de ES na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)