2023/02/25

Etiquetas de privacidade e segurança da Play Store são enganadoras

Uma investigação da Mozilla aponta uma série de falhas ao sistema das etiquetas de privacidade e segurança nas apps na Play Store da Google.

Não seria necessário um estudo para imaginar que um sistema "voluntário" de descrição da utilização dos dados, deixado ao critério dos criadores das apps, estaria desde logo condenado ao fracasso. No entanto, foi isso mesmo que a Mozilla foi analisar, espreitando algumas dezenas das apps mais populares da Play Store, e descobrindo que quase 80% tem falhas quanto às promessas que faz no tratamento de dados.

Ao contrário do que acontece com o sistema de permissões das apps, em que não há "volta a dar", ficando a app obrigada a pedir algo como o acesso à câmara ou às fotografias no caso de querer aceder a estes elementos, neste caso das etiquetas os utilizadores são confrontados com uma série de indicações do que os developers dizem fazer ou não fazer, e que pode ser completa fantasia. Algo que é comprovado de forma ingloriamente cómica no caso de apps como o TikTok e Twitter, que num lado asseguram aos utilizadores que não partilham os seus dados com outras empresas terceiras, enquanto simultaneamente também dizem partilhar esses dados com empresas terceiras.
Infelizmente, e ao contrário das permissões, nunca haverá qualquer forma verdadeiramente fiável de assegurar o que é feito com os dados que são recolhidos pelos criadores das apps. Até mesmo os que dizem não recolher dados podem estar a recolhê-los, e isto sem sequer se falar no potencial risco de roubo de dados, a que nenhuma empresa está imune - e que por vezes revela práticas de segurança inexistentes, do estilo de guardarem as passwords dos utilizadores em plaintext.

Até que haja verdadeira responsabilização sob a forma de potenciais penalizações legais, o melhor para os utilizadores é assumirem que as promessas feitas a nível da partilha de dados pelas apps é pura fantasia, e que todos os seus dados estão permanentemente em risco de serem partilhados com outras empresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)