2023/02/26

Alibaba já vende drones voadores para pessoas

Os mais aventureiros já podem sentir o que é voar num drone, desde que estejam dispostos a pagar por isso - e arriscar a sua vida.

Enquanto por cá aguardamos os prometidos "carros voadores" que múltiplas empresas estão a desenvolver há anos mas sem que ainda nada tenha chegado ao mercado, do outro lado do mundo as coisas acontecem mais depressa.

Na loja online Alibaba já é possível encontrar aquilo que é descrito como "drones de alta capacidade" mas que na realidade são drones capazes de transportar uma pessoa - desde que a pessoa não pese mais de 100 kg. A estrutura parece ser partilhada por diferentes modelos, utilizando oito motores e hélices, e alguns deles até já apresentam um "cockpit" de aspecto bastante profissional. Por outro lado, apesar de tudo o que está envolvido em termos de (falta de) segurança, é um brinquedo que ainda pode custar quase 75 mil euros.

Há no entanto modelos mais simples e económicos, como este que se segue e que custa apenas 37 mil euros, e que também aumenta as preocupações ao colocar as hélices num nível bastante mais preocupante para o ocupante.

Os vendedores prometem uma autonomia de voo de até 30 minutos, que mesmo à velocidade máxima de 36 km/h, seriam garantidamente suficientes para ultrapassar muitas filas de trânsito e chegar ao destino rapidamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)