2023/02/17

Samsung protege contra imagens infectadas em mensagens

A Samsung adicionou uma protecção contra imagens infectadas que sejam enviadas nas mensagens, para impedir os tão temidos ataques zero-click.

Os ataques zero-click são aqueles que exploram vulnerabilidades nos smartphones nos quais não é preciso qualquer interacção por parte do utilizador. Em vez de ficarem dependentes de uma pessoa clicar num link malicioso ou instalar uma app infectada, estes ataque podem assumir o controlo de um smartphone através do simples envio de uma mensagem com uma imagem. Foi esta a táctica utilizada para a infecção do infame spyware Pegasus do NSO Group, e que agora a Samsung pretende evitar.

Depois de já fazer a protecção contra vídeos e ficheiros áudio, a Samsung actualizou o Knox para também proteger o sistema contra imagens JPG/JPEG, GIF, ICO, WEBP, BMP, e WBMP enviadas em mensagens com o Samsung Message Guard.
Por agora o sistema funciona nas apps de mensagens da Samsung e Google Message, mas a Samsung diz que irá expandir o seu funcionamento a outros serviços de mensagens ao longo dos próximos meses.

De forma idêntica, por agora este Samsung Message Guard é estreado no Samsung Galaxy S23 mas será em breve expandido a outros smartphones com One UI 5.1.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)