2023/02/17

Gigantes tecnológicos revelam utilizadores mensais à UE

Por causa das novas regras de moderação, as empresas tecnlógicas são obrigadas a revelar o número de utilizadores europeus à UE.

Os serviços online vão ter regras diferenciadas no caso de serem serviços pequenos ou "muito grandes" e, para que seja possível distingui-los, essas empresas têm que revelar o número de utilizadores mensais. Graças a essa obrigatoriedade, ficamos a saber que o YouTube fica na primeira posição e conta actualmente com 401M de utilizadores, seguido do Facebook com 255M, e Instagram com 250M. Depois há um salto considerável, com o TikTok na quarta posição com 125M, seguido do Twitter com 100M e do Roblox com 25M.

Noutros serviços, temos o Google Search com 332M, seguido do Google Maps com 278M, e depois noutra divisão afastada, segue-se o Vinted com 37M, PornHub com 33M e Airbnb com 30M.
Também é curioso ver que plataformas se auto-classificam como "Very Large Online Platforms", com o YouTube, Google Search e Google Maps, Amazon, Facebook e Instagram, TikTok, Twitter e Pinterest a fazê-lo; mas outras como o Bing, LinkedIn, e também o eBay, a considerarem-se "pequenas".

A UE vai classificar como plataformas grandes todas aquelas que tiverem mais de 45 milhões de utilizadores europeus, ficando as mesmas sujeitas a regras mais apertadas de moderação de conteúdos sob o Digital Services Act (DSA), que incluem a remoção rápida de conteúdos ilegais, limitar a propagação de desinformação, e maior protecção de crianças e adolescentes.

1 comentário:

  1. Continuo a dizer que o facebook ter conseguido compra o instagram e whastapp é a maior palhaçada de sempre...enfim

    ResponderEliminar