2023/03/23

Adobe propõe tag "Do Not Train" anti-AI

A Adobe apresentou a sua AI de geração de imagens Firefly, que diz não utilizar imagens de forma abusiva, e propõe uma nova tag para proteger os criadores.

A Adobe, como não poderia deixar de ser, também se apressa a apanhar o comboio das ferramentas AI, apresentando o seu próprio sistema de geração de imagens a partir de texto, chamado Firefly. No entanto, tenta esquivar-se à questão dos direitos de autor das imagens utilizadas.

Enquanto outros sistemas se têm envolvido em debates sobre a potencial utilização indevida de imagens apanhadas na internet sem pedirem autorização, a Adobe assegura que para o Firefly apenas utilizou imagens autorizadas, tanto do seu catálogo Adobe Stock Images como de imagens de domínio público, ou outras em que os direitos de autor já tivessem expirado. E vai mais além, colocando-se do lado dos artistas e propondo a criação de uma nova tag para as imagens para melhor indicarem que não deverão ser utilizadas para o treino de sistemas AI.

A tag "Do Not Train" visa replicar outros tipos de tags como o "Do Not Track" e, à partida parece uma excelente ideia. O único problema é que, tal como o "Do Not Track", acaba por ser algo com efeito prático nulo. Refira-se que muitas das imagens utilizadas indevidamente para o treino dos sistemas AI já tinham direitos de autor que foram completamente ignorados, e se se ignoraram os direitos de autor que terão validade legal, o que faz pensar que alguém se iria incomodar em seguir uma mera indicação sem valor real?

É uma boa manobra de relações públicas, para ficar bem vista junto dos artistas e criadores, mas que não passa de ilusão sem efeitos práticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)