2023/03/24

ChatGPT ganha acesso à internet e plugins

A OpenAI está a expandir as capacidades do ChatGPT via plugins, que lhe permitem aceder a informação actualizada na internet, e muito mais.

Por muito impressionante que seja o ChatPGT, também se sabe que tem algumas limitações, como o facto de não ter conhecimento sobre acontecimentos recentes (os elementos utilizados para o seu treino só vão até 2021), e de haver certas categorias de problemas ou perguntas com as quais não é capaz de lidar muito bem. São coisas que a OpenAI espera resolver utilizando plugins que expandem as suas capacidades e lhe dão acesso a informação actual.

Os plugins permitem a interligação com serviços externos, como o Wolfram, Slack, OpenTable, Shopify, Expedia, Zapier (e outros), mas também há plugins da própria OpenAI, como um que permite que o ChatGPT aceda à web para recolher informação mais recente.
Esta abertura vem ampliar exponencialmente as capacidades do ChatGPT, e não deixa de ser curioso que se possa utilizar o modelo mais recente, GPT-4-32k, para auxiliar a criação destes plugins.


Além dos plugins e do acesso à web, a OpenAI também disponibilizou um interpretador de Python para o ChatGPT, que dá acesso a um ambiente isolado de desenvolvimento, que permite a criação de programas, com espaço em disco virtual que permite o upload e download de ficheiros.


Se a Google já estava em estado de emergência com o ChatGPT no seu estado inicial, nem se poderá imaginar como se sentirão a ver a OpenAI fazê-lo avançar a este ritmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)