2023/03/06

Chrome vai mostrar memória usada por cada tab

Depois das recentes alterações focadas na poupança de memória e energia, o Chrome prepara-se para mostrar quanta memória gasta cada tab.

Há muito que o Chrome perdeu o estatuto de ser um browser ultra-poupado, que tinha nos seus tempos iniciais quando surgiu para fazer frente ao Internet Explorer. Desde então passou a ser conhecido como um browser que consome memória de forma excessiva, ao ponto de ser esse aspecto que a Google tem tentado melhorar nos últimos anos.

Agora, uma das coisas que está a preparar, talvez como forma de tentar desviar parte da culpa do consumo de memória para os sites, é apresentar quanta memória está a ser gasta por cada tab individualmente, para que os utilizadores possam comparar o uso de memória de diferentes sites. Algo que poderá ser apresentado aos utilizadores da seguinte forma:
É certo que o Chrome já disponibiliza um task manager (Shift + ESC) que mostra o consumo de memória por cada tab e diferentes processos, mas isso é algo que a maioria dos utilizadores nem sequer conhecerá.

No entanto, apesar de poder ser positivo mostrar a memória de forma mais directa e acessível, não me parece que isso venha a ter qualquer impacto prático. Isto porque, muitas vezes, o problema do consumo de memória no Chome não é quanta memória é usada em cada tab, mas sim a gestão a mais longo prazo, quando se abrem e fecham dezenas ou centenas de tabs ao longo de um período prolongado, e onde o Chrome começa a gastar memória excessiva mesmo que só se tenha uma tab aberta que ocupa pouca memória. Algo que só fica resolvido quando se encerra e reabre o Chrome.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)