2023/03/06

Fraudes telefónicas recorrem a vozes AI falsificadas de familiares

Os avanços na tecnologia de replicação de vozes já estão a ser usados para fraudes telefónicas.

Temos visto empresas como a Apple e Samsung trabalharem em sistemas que permitem enviar mensagens de texto que são depois convertidos em voz que replica a voz das pessoas que as enviaram, mas se isso poderá tornar o envio e recepção de mensagens mais natural do que quando se utiliza uma voz robótica genérica, também abre as portas para novos tipos de abusos - que já estão a decorrer.

Nos EUA já está a aumentar um novo tipo de ataque que usa vozes falsificadas por AI para cometer fraudes telefónicas, pedindo dinheiro a vítimas usando as vozes de familiares.

Este tipo de fraudes não é novo, normalmente sendo cometido através do envio de mensagens SMS, em que alguém se faz passar por um familiar numa situação de emergência, tentando fazer com que a vítima envie dinheiro. É o tipo de ataque que se limitava às SMS pois seria difícil fazer-se passar por um filho / filha durante uma chamada de voz, mas que agora pode mesmo ser feita por este meio, graças à replicação das vozes das supostas pessoas.
Com os sistemas actuais bastam cerca de 30 segundos de voz da pessoa visada, que pode ser retirado de algo como um vídeo no TikTok ou numa rede social, para se ficar com um perfil fonético que permite copiar a sua voz. E nos casos em que tal não é possível, existe a possibilidade de criar uma voz genérica tendo por base a idade, género, altura, peso, da pessoa. O resultado é algo que, mesmo que não engane todos, pode muito bem enganar pessoas mais idosas, especialmente quando associado ao cenário de "urgência" que é apresentado.

É algo para o qual convém estar alertado, e alertar também os familiares e conhecidos que potencialmente possam ser mais susceptíveis a este tipo de ataques. E não esquecer que isto tanto se aplica a ataques em que alguém se faça passar por um familiar em sarilhos, como outros tipos de ataque, como receber um telefonema de uma suposta figura pública a prometer prémios ou outras coisas, em troca de qualquer envio monetário.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)