2023/03/31

Framework Laptop 16 promete acessórios modulares

Para o seu portátil de 16" a Framework tem planos bastante mais ambiciosos que levam o conceito modular a novos níveis.

A Framework tem sido uma das empresas que tem combatido a obsolescência dos portáteis indo em sentido oposto ao da indústria. Em vez de portáteis cada vez mais fechados e integrados, onde praticamente não se pode trocar qualquer peça e uma avaria em qualquer componente implica deitar tudo ao lixo, a Framework aposta em portáteis modulares, onde todas as peças se podem trocar, permitindo a sua fácil reparação e actualização. Ainda recentemente mostrou uma caixa externa que permite reaproveitar a motherboard de um portátil para fazer um mini-PC, prolongando a sua utilidade em caso de upgrade do portátil.

No caso do próximo Laptop 16, as coisas vão dar um salto, pois a ideia é permitir uma gama de opções ainda maiores, que vão desde a possibilidade de se trocar a parte traseira do portátil de modo a acomodar coisas como: uma segunda bateria para quem quiser prolongar a autonomia, encaixar um GPU, mais SSDs, mais ventoinhas, etc. E o mesmo acontece do lado da frente, com toda a secção do teclado a também poder alojar diferentes tipos de acessórios, como transformar o teclado num teclado musical, ou ter um ecrã secundário, ou mostradores LED, ou qualquer outra coisa que se queira inventar, já que adopta um design open-source que fomenta a criação de novos módulos.
Há alguns anos passamos por uma fase em que parecia que os fabricantes estavam bastante interessados em criar dispositivos modulares, mas sendo algo que depois acabou por não dar em nada devido às dificuldades encontradas e custo acrescido que isso representaria face a dispositivos integrados. Agora, parece que a Framework está prestes a demonstra que afinal isso era possível, desde que houvesse real interesse em promover a ideia.

Estão a imaginar as possibilidades que existiriam no caso de algo assim se tornar num "standard" que pudesse ser partilhado por vários fabricantes de portáteis, permitindo a fácil troca de peças, e fazendo com que os acessórios comprados para um portátil não ficassem desaproveitados no caso de se trocar para outro?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)