2023/03/25

Framework reaproveita motherboard dos portáteis para mini-PCs

A Framework fez parceria com a Cooler Master para lançar uma caixa que permite reaproveitar a motherboard dos portáteis que fizerem upgrade.

A Framework é uma empresa que tem tentado combater o lixo electrónico disponibilizando um portátil modular que permite a troca fácil de componentes, tanto em caso de avaria como em caso de se querer fazer um upgrade. No entanto, quando se faz um upgrade surge a questão do que se deverá fazer com o hardware antigo que foi substituído por peças mais modernas, e também aí a marca oferece uma proposta interessante.

Para quem trocar a motherboard do seu portátil Framework, passa agora a poder comprar uma caixa da Cooler Master que permite reaproveitar a motherboard antiga, transformando-a num mini-PC.
Além da motherboard, bastará apenas adicionar memória, disco, placa WiFi ou Ethernet, alimentação via USB-C, e um monitor (se necessário). A caixa (297 x 133 x 14.9 mm) também conta com furação VESA 100x100 mm, pelo que pode ser facilmente encaixada num monitor para se criar um PC All-in-One.

Sempre será um destino muito mais proveitoso do que simplesmente atirar-se a motherboard para uma gaveta ou para o lixo, e aplica à motherboard o mesmo tipo de coisa que habitualmente se faz com discos ou SSDs que são substituídos, colocando os mais antigos numa caixa externa que permite a sua reutilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)