2023/03/25

Facebook regressa às origens com feed cronológico

O Facebook vai passar a ter uma tab dedicada ao feed cronológico sem interferência do seu algoritmo.

A Meta está a transformar o feed principal em algo mais aproximado do TikTok, que não só apresenta conteúdos de pessoas que seguimos (filtrados e ordenados por aquilo que considera ser "de interesse") como também injecta conteúdos de outras pessoas, mas simultaneamente também quer agradar aos puristas que preferem só ver as pessoas que seguem, sem interferências nem alterações.

Embora os utilizadores do Facebook já pudessem seleccionar um feed por ordem cronológica seleccionando a opção "most recent", a app vai passar a disponibilizar uma tab dedicada ao feed cronológico, que lhe dá maior visibilidade e permite acesso instantâneo. Claro que isto não significa que se fique livre dos posts publicitários que são injectados em todo o lado, mas pelo menos evitam-se os conteúdos "sugeridos" que muitos utilizadores preferem dispensar.

É uma medida que relembra os tempos iniciais do Facebook, antes de se intrometer na manipulação dos conteúdos apresentados, e que chega numa altura em que o Facebook tenta cativar utilizadores descontentes do Twitter. No entanto, e ao contrário do Twitter, os utilizadores ainda não poderão optar por ter este novo feed cronológico como vista pré-seleccionada ao entrar na app, tendo que ser escolhido manualmente de cada vez que se abrir a app.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)