2023/04/06

Apps Android terão que deixar utilizadores apagar as suas contas

A Google vai passar a exigir que as apps Android que permitam criar contas também disponibilizem um método fácil para as eliminar.

Todos estarão familiarizados com o processo: para se criar uma conta ou subscrever um serviços é só facilidades, podendo ser feito em praticamente um clique; mas quando se quer abandonar o serviço e eliminar a conta, encontramos uma muralha quase intransponível de adversidades. É algo que a Google quer combater, e vai passar das palavras aos actos.

As apps Android que permitirem a criação de contas terão também que disponibilizar formas fáceis dos utilizadores pedirem a sua eliminação.
A opção de eliminação terá que ser facilmente acessível tanto na app como na web, com links que também ficarão disponíveis na Play Store, para que um utilizador possa solicitar a remoção da conta mesmo no caso de já ter eliminado a app e não a quiser voltar a instalar.

Os developers também terão que fornecer informação clara no caso de terem que manter dados dos utilizadores para efeitos legítimos, como obrigações legais de retenção de dados, prevenção de fraudes, etc.

A Google está a dar um período generoso para que os developers se adaptem a esta nova exigência, pelo que só deveremos começar a ver estas alterações na Play Store em 2024.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)