2023/04/06

iOS 17 vai remodelar Control Center

No próximo iOS 17 a Apple deverá fazer alguns ajustes ao Control Center que dá acesso rápido a diversas funções.

Embora o iOS 17 esteja previsto ser uma actualização menor, focada na correcção de bugs e melhoria da estabilidade do sistema, a Apple parece não abdicar de incluir algumas alterações mais visíveis, nomeadamente com uma remodelação do Control Center.

O Control Center é a secção que fica disponível com um gesto de puxar para baixo do topo direito do ecrã, dando acesso a atalhos rápidos para coisas como o WiFi, modo avião, Bluetooth, ajuste de luminosidade do ecrã, volume, bloqueio da rotação, lanterna, câmara, calculadora, controlo de smart devices, etc. É um sistema que a Apple estreou no iOS 7 e foi remodelado no iOS 11, e que até tem algumas funcionalidades avançadas que por vezes passam despercebidas aos utilizadores, como as funções extra que surgem quando se faz um toque longo sobre os icons de atalho.
No entanto, apesar de útil e prático, também tem várias limitações. Por exemplo, quando se acumulam muitos atalhos no Control Center começa a ser difícil identificar aquele que se pretende no meio de todos os outros, prolongando-se por mais de um ecrã e obrigando a fazer scroll; e essa poderá ser uma das coisas que esta remodelação venha a melhorar.

Devemos começar a ver mais detalhes sobre os planos da Apple para o iOS 17 no WWDC em Junho, e garantidamente quando a Apple começar a disponibilizar o iOS 17 beta aos developers.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)