2023/04/06

Google melhora Bard na compreensão, matemática e programação

O Bard da Google tem ficado atrás de assistentes AI concorrentes, como o ChatGPT, mas a Google diz já estar pronta para o melhorar substancialmente nas áreas em que ele tem mais dificuldades.

A Google tem andado em contra-relógio a tentar reagir ao ChatGPT e GPT-4, mas o lançamento apressado do Bard apenas serviu para que fosse ainda mais criticada por o Bard não estar à altura do ChatGPT.

Até agora a Google estava a utilizar o modelo LaMDA (Language Model for Dialogue Applications) que é bom para conversação geral mas não se comporta bem em coisas como a matemática e programação. A solução da Google é adicionar também o PaLM (Pathways Language Model), que está melhor adequado para uma série alargada de tarefas, incluindo coisas como raciocínio geral, compreensão, conhecimento geral, aritmética, programação, cadeia de pensamentos, reconhecimento de padrões, explicação de piadas, traduções, e mais.

Alguns dos exemplos apresentados pela Google são impressionantes (também não seria de esperar outra coisa), como se pode ver nos casos seguintes:
No entanto, há que ter em conta que de pouco servirá à Google prometer estas melhorias se não as disponibilizar. Afinal, também passou os dois últimos anos sem disponibilizar o LaMDA publicamente, e quando o fez acabou por não estar à altura do que a concorrência já fazia. Por isso, mais do que prometer melhorias, o que tem que fazer é mandar este Bard melhorado cá para fora, para que todos o possam experimentar e avaliar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)