2023/04/01

Google aplica limite de 5M de ficheiros ao Google Drive sem avisar

A Google voltou a lembrar os perigos de depender de serviços na cloud, aplicando um limite de 5 milhões de ficheiros ao Google Drive - mesmo para utilizadores pagos - sem ter dado qualquer aviso.

Alguns utilizadores do Google Drive, apesar de já utilizarem o serviço há anos, e de terem um plano pago com espaço extra na cloud da Google, foram confrontados com a mensagem inesperada de que tinham que apagar milhões de ficheiros caso desejassem continuar a usar o serviço. Isto porque o Google Drive lhes diz que agora existe um limite de 5 milhões de ficheiros, que não está especificado em lado nenhum.
Os utilizadores afectados até começaram por pensar que se tratava de um bug, mas a Google já veio confirmar que não é um bug mas sim uma alteração que foi feita para "salvaguardar a estabilidade e segurança" dos seus sistemas. Uma desculpa logo complementada por outro dos argumentos habituais neste tipo de situações, dizendo que este limite não irá afectar a maioria dos utilizadores, apenas um número "extremamente reduzido". A mesma desculpa foi dada pela Amazon quando acabou com o espaço ilimitado na cloud, dizendo que alguns utilizadores estavam a ocupar demasiado espaço.

O que a Google se esquece de frisar é que esses utilizadores não são apenas utilizadores mas sim clientes, que pagavam por um serviço. Um serviço que fez alterações que afectam o uso directo do serviço (mesmo que para poucos clientes) sem que tenha sido dado qualquer pré-aviso, deixando-os a lidar com erros inesperados sem fazerem ideia do que se estaria a passar.

Uma vez mais, as clouds mostram que só são de confiança até ao dia em que quem as controla decide mudar as regras.


Actualização: Surpreendentemente, a Google recuou na decisão e removeu o limite.

6 comentários:

  1. Ter esta atitude com clientes que pagavam o serviço além de indecente até pode ser ilegal. Mal a Google.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente nas condições de utilização está sempre a cláusula: "podemos alterar o que nos apetecer quando quisermos; se não gostar pode desistir do serviço".

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Mas normalmente empresas como a Google permitem desistir do serviço sem stresses ou períodos de fidelidade e afins?

      Eliminar
  2. Lidar com milhares de ficheiros pequenos é um caos. Mesmo para o cliente

    ResponderEliminar
  3. Estou aqui a imaginar uma empresa de fotografia ...

    ResponderEliminar