2023/04/01

Relógio "maluco" impresso em 3D

Quem apreciar relógios originais vai ficar fascinado com este relógio impresso em 3D que apresenta os números de forma mecânica.

Este relógio "maluco" pode começar por parecer um simples relógio com números em aros rotativos, mas não demorará muito para que se comecem a notar alguns detalhes pouco habituais.

Em primeiro lugar, podemos ver que os números das horas, minutos, e segundos, não estão ordenados da forma sequencial tradicional. E, embora isso pudesse fazer suspeitar que se utilizassem três motores individuais - um para cada aro rotativo - temos a surpresa adicional de apenas serem usados dois motores, com uma engenhosa engrenagem entre os dígitos dos minutos, que permite utilizar um único motor para apresentar todos os números de 0 a 59 mesmo mesmo não estando por ordem.

Além das peças impressas em 3D, os componentes principais são dois motores passo a passo e um microcontrolador (um M5Stamp-C3) com WiFi, que também lhe dá a capacidade de manter a hora sincronizada através da internet.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)