2023/05/23

Chamadas fraudulentas da Moey falsificam o número oficial

É preciso ter cuidado redobrado ao atender telefonemas que parecem vir do número oficial da Moey, mas que na realidade fazem parte de uma campanha fraudulenta para tentar obter dados dos clientes.

Receber um telefonema de um número desconhecido a fazer perguntas de dados pessoais é desde logo um sinal de alerta, mas desta vez na campanha de ataque em curso, os atacantes arranjaram forma das suas chamadas surgirem no telefone das potenciais vítimas com o número oficial "210521500" que pertence à Moey.

Para quem atende, o processo é o habitual, tratando o utilizador pelo nome e dizendo que foi detectado um acesso indevido ao sistema, iniciando-se o processo de pedirem dados do cliente para "garantirem a segurança".

O facto do número que é exibido ser mesmo o número do Moey poderá levar alguns utilizadores a acreditarem no que é dito, pelo que se trata de um tipo de ataque bastante mais problemático (para os clientes) e que se espera que seja investigado o mais rapidamente possível pelas autoridades e operadores de telecomunicações, pois se podem apresentar um número falso, nada impede que o mesmo sistema seja utilizado para ataques em nome de quaisquer outros bancos ou outras empresas.

2 comentários:

  1. Carlos, decididamente há que tomar cuidado com a forma como oa títulos são escritos.

    As chamadas não são da Moey.
    São "em nome" da Moey.

    Isso faz toda a diferença.

    ResponderEliminar
  2. Recebi hoje uma chamada, pela conversa ve-se que é treta. Mas há que ter cuidado

    ResponderEliminar