2023/05/23

Samsung mostra OLED com sensor de frequência cardíaca e novos ecrãs dobráveis

A Samsung Display mostrou os desenvolvimentos em ecrãs OLED em que anda a trabalhar, incluindo modelos dobráveis, de enrolar, e com sensores integrados.

Um dos modelos que parece estar próximo da comercialização é um ecrã OLED de enrolar de 12.4" - Rollable Flex - que seria perfeito para criar um tablet compacto. O ecrã consegue expandir-se dos 49 mm para os 254.4 mm, cerca de 5x mais, superando o factor de expansão de 3x dos modelos actuais deslizáveis.

Nos modelos dobráveis mais tradicionais, a Samsung mostrou uma nova geração, chamada Flex In & Out, que permite dobrar o ecrã em ambos os sentidos. Desta forma, os utilizadores poderiam optar por manter o ecrã principal dobrado para dentro, ao estilo dos dobráveis actuais, ou dobrá-lo mantendo-o do lado de fora, para permanecer visível. Claro que há toda a questão adicional da resistência do mesmo, e de quantas vezes é que poderia ser dobrado completamente, mas mostra que será apenas uma questão de tempo até que um dobravel "nos dois sentidos" apareça no mercado.

Por fim, e não menos interessante, temos um Sensor OLED Display, um ecrã OLED que conta com sensores integrados que permitem fazer a leitura das impressões digitais e da frequência cardíaca pousando o dedo no ecrã. A parte mais interessante é que não se trata de fazer essa leitura apenas numa parte específica, mas sim em qualquer ponto do ecrã.
Além das impressões digitais e frequência cardíaca, a Samsung diz que também consegue medir a pressão sanguínea e níveis de stress através da monitorização da contração dos vasos sanguíneos.

Talvez não demore muito para que os nossos smartphones possam determinar se estamos a ficar com stress elevado ao jogar determinado jogo, e ajustar automaticamente a dificuldade para que não se chegue ao ponto de ficar com vontade de atirar o smartphone à parede.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)