2023/05/23

Google mostra novas ferramentas de acessibilidade

A Google mostrou a sua mais recente ronda de melhorias na acessibilidade, com possibilidade de fazer perguntas sobre fotos, locais acessíveis a cadeiras de rodas, e correcção de erros nos endereços no Chrome.

Muitas vezes esquecemos-nos que nem todas as pessoas podem lidar com o mundo da mesma forma que nós, e que coisas que damos por garantidas, como o ver e ouvir, estão fora do seu alcance. A Google apresentou mais uma série de melhorias nas funções de acessibilidade, que vêem equilibrar um pouco as coisas, para todos os utilizadores que delas queiram tirar partido.

Tirando partido dos avanços nos sistemas AI, o Lookout, que já permitia obter uma descrição em texto de uma imagem, passa agora a poder responder a questões do utilizador. Se o sistema indicar que a foto é de um cão numa praia, o utilizador pode perguntar se o cão está a brincar, ou qual a sua cor, ou qualquer outra pergunta que, tradicionalmente, precisaria de ser feita a uma pessoa que pudesse ver a foto.
No Google Maps, a apresentação dos locais acessíveis a cadeiras de roda passa a ser feita para todos os utilizadores, dispensando a necessidade de activar a opção de "Locais Acessíveis", e assim facilitando o processo de identificar locais adequados ou desadequados.

E por último, o Chrome passa a contar com sistema de correcção de erros nos endereços dos sites, sugerindo os sites que pensa serem os que o utilizador pretende, e que ajudará os utilizadores com dislexia ou com dificuldades motoras que estejam mais predispostos a dar erros ao escrever manualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)