2023/05/21

Nissan prepara sucessor do Leaf

Depois de se ter tornado num dos símbolos da transição para os automóveis eléctricos, a Nissan prepara o fim do Leaf e a chegada do seu sucessor.

Lançado em 2010, o Leaf depressa conquistou a posição de referência na promoção dos veículos eléctricos, ao estilo do que o Toyota Prius tinha feito para os híbridos (com a Toyota a deixar escapar a oportunidade para dar continuidade para os eléctricos). Agora, passada mais de uma década, a Nissan considera que o carro perdeu o seu encanto face à concorrência cada vez mais apertada, e não deverá lançar mais nenhum Leaf, em vez disso apostando num novo modelo que deverá seguir as linhas gerais do protótipo "Chill-Out" revelado em 2021.
A grande incógnita será o posicionamento e preço final desse futuro veículo, já que se tem assistido a uma tendência por parte de certos fabricantes que parece ir contra aquilo que o mercado tem pedido. A GM acabou com o Bolt e lançou um sucessor que é maior e mais caro, isto numa altura em que as pessoas pedem carros eléctricos mais baratos. E embora por agora a Tesla esteja a praticar reduções de preço e a disponibilizar o Model 3 a preço bastante tentador, ainda faltam ofertas atractivas no segmento abaixo dos 30 mil euros.

Esperemos que, tal como a aposta feita com o Leaf, a Nissan esteja consciente de tudo isso e nos faça chegar um sucessor do Leaf que honre o espírito do modelo original.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)