2023/05/21

Carros autónomos enfrentam maus condutores humanos

Os carros 100% autónomos são uma promessa que tem demorado bastante tempo a tornar-se realidade, e em parte isso deve-se aos condutores humanos.

Há quem diga, em tom de brincadeira (ou não), que o método mais rápido para permitir a concretização dos carros autónomos seria simplesmente remover todos os condutores humanos das estradas. Além de todas as dificuldades de ter sistemas autónomos capazes de lidar com todas as estradas do mundo, a situação complica-se exponencialmente quando nessas estradas circulam milhões de veículos conduzidos por humanos, que muitas vezes tratam as regras de trânsito como simples sugestões que optam por ignorar.

Uma vez que não se pode retirar todos os condutores humanos das estradas, a solução tem sido preparar os sistemas autónomos para todo o tipo de maus condutores humanos com que se possam vir a cruzar nas estradas. É certo que isto engloba "maus condutores" que simplesmente cometeram alguma infracção ou manobra perigosa por pura distracção e sem qualquer intenção, como aqueles condutores que se acham "mais espertos" que todos outros, e também aqueles que são manifestamente hostis ao volante - chega mesmo a haver casos de condutores que deliberadamente tentam provocar acidentes quando vêem um automóvel autónomo (que devem fazer parte da mesma família de condutores que estaciona carros a combustão de forma a bloquear o acesso a carregadores para carros eléctricos).
Se temos pessoas que discutem sobre se a nossa realidade será apenas uma simulação de uma civilização ultra-avançada, neste caso dos carros autónomos é exactamente isso que acontece. Os sistemas autónomos são postos à prova em ambientes virtuais simulados, onde têm que enfrentar todo o tipo de manobras de maus condutores, além de enfrentarem as mais complicadas situações possíveis nas estradas, e onde podem falhar e aprender em total segurança, sem pôr em risco pessoas e viaturas.

Até seria um ambiente interessante para ser transformado em jogo, e onde qualquer pessoa / voluntário / jogador pudesse aventurar-se nesse mundo de condução virtual, para contribuir para a aprendizagem do sistema, tanto exemplificando como um condutor humano reagiria a certas manobras, como também no papel de "besta ao volante" a cometer barbaridades que preparassem o sistema para aquilo que poderá vir a encontrar nas estradas reais. Fica a ideia lançada, para alguma startup avançar com isso e depois vender o sistema aos fabricantes de sistemas autónomos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)