2023/06/08

Google melhora Password Manager no Chrome

A Google está a dar mais destaque, e maior segurança, à gestão de passwords no Chrome.

Apesar do Chrome há muito contar com um gestor de passwords básico integrado, não deixa de ser curioso que tenha sido necessário a Google chegar à era do fim das passwords - com as passkeys - para começar a dar maior atenção à gestão de passwords no seu browser.

O Chrome passa a ter um gestor de passwords com maior destaque, com acesso mais directo partir do menu principal em vez de ficar escondido em sub-menus; ou através de chrome://password-manager/passwords para o qual se poderá criar um atalho para acesso imediato.
Mas há mais. O gestor de passwords do Chrome passa a poder importar passwords de outros serviços através de um ficheiro .csv, para que fiquem disponíveis em todos os dispositivos Chrome e Android associados; permite que se adicionem informações adicionais a cada credencial guardada (por exemplo, informação sobre número de cliente ou programas de fidelização) que ficam acessíveis ao clicar no icon da chave na barra de endereços; e também autenticação biométrica no desktop, para validar que o utilizador que está a usar o browser é efectivamente quem seria suposto ser (de forma idêntica ao que acontece nos dispositivos mobile), usando o reconhecimento facial, impressões digitais, ou outros métodos suportados pelo sistema.

No iOS, o Chrome vai passar a alertar para passwords fracas ou vulneráveis, que já tenham sido detectadas nas listas de passwords que circulam na internet - tal como já fazia no desktop.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)