A Microsoft quer transferir progressivamente o Windows 11 para a cloud, expandindo o programa Windows 365 ao público em geral.
À semelhança do Office 365, a Microsoft também já disponibiliza um Windows virtual na cloud através do Windows 365. Este é um serviço que por agora está limitado a clientes comerciais, mas que a Microsoft quer alargar a todos os utilizadores.
Com o Windows 365 Boot, os utilizadores poderão arrancar um computador directamente para o Windows na cloud sem necessidade de terem um sistema operativo instalado, facilitando o processo de usar o Windows em qualquer máquina (desde que tenha ligação à internet, obviamente). Para quem tiver uma instalação local do Windows, também haverá maior integração com o Windows 365 Switch, que permite ter estes computadores windows na cloud como se fossem ambientes desktop virtuais na máquina local.
É uma estratégia que se enquadra perfeitamente na linha que a MS tem seguido (com coisas como o Game Pass na Xbox e PC), e que também lhe asseguraria uma fonte de rendimento recorrente para o Windows, passando de vendas únicas para a modalidade de subscrição que as empresas tanto adoram, e que também ajudaria a pagar serviços como o assistente AI, que de outra forma apenas representa despesa contínua para a MS.
Resta saber se os consumidores estão dispostos a aceitar que o sistema operativo se torne em mais uma despesa mensal a somar a todas as outras mensalidades...
2023/06/27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O futuro do capitalismo será, obviamente, esse: assinatura mensal.
ResponderEliminarO linux já é uma alternativa muito viável. Quando isso acontecer, já não tenho razão para continuar com windows.
EliminarÉ inevitável que tanto o Windows como o Office passem a ser comercializados como serviços de subscrição, sem possibilidade da edição de retalho. O primeiro a acabar será o Microsoft Office, ao que parece o 2021 foi a última edição de retalho, daqui para a frente será Microsoft 365 sempre a pagar mensal/anual. O Windows será o próximo. Até a maioria dos softwares de faturação já são assim.
ResponderEliminarIsto das mensalidades parace um problema crescente... mas acho que só duram porque nós os utilizadores vamos atrás. Não sei se é futuro certo.
ResponderEliminar