Como se os barulhos de motor de combustão falsificados não fossem já suficientemente anacrónicos, a Toyota vai mais longe com uma caixa manual de velocidades falsa.
A Toyota parece querer agarrar-se ao passado e aplicar aos carros eléctricos todo o tipo de complicações oriundas das limitações mecânicas dos carros a combustão. Mesmo se a maioria dos carros eléctricos não utiliza com caixa de velocidades no sentido tradicional da palavra, a Toyota está a desenvolver um sistema que simula o funcionamento de uma caixa de velocidades tradicional, recriando os "solavancos" da mudança de velocidade, e que leva o pseudo-realismo ao ponto absurdo de até deixar o carro "ir abaixo" (algo que nem sequer faz sentido num carro eléctrico).
Mesmo tendo em conta que a Toyota não é a única a querer manter o tradicionalismo para os condutores (também já vimos o caso da caixa CVT da Subaru, que também tem um modo que simula a o funcionamento de relações fixas), é o tipo de coisa que ajuda a explicar porque motivo há um número crescente de accionistas a pedirem a saída do presidente da marca - coisa que, para o bem ou para o mal, ainda não conseguiram concretizar.
Em vez de andar a recriar falsas limitações do passado, talvez fosse melhor ver a Toyota a focar-se nas coisas do futuro, como o seu volante by-wire, que muito agradeceria uma dose extra de desenvolvimento por forma a reduzir o atraso que ainda tem entre a actuação do volante e a aplicação do movimento na direcção.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O ex-presidente da Toyota já saiu há uns meses.
ResponderEliminarDe qualquer forma a Toyota é um Titanic que só agora viu o iceberg à sua frente, já não interessa quem vai ao leme.
Quando começar a bater forte não sei como eles vão fazer...
EliminarMas também já estamos habituados a que a Toyota não pense duas vezes em fazer rebranding de produtos de terceiros.
Não me admirava nada que o fizessem em alguns elétricos caso vejam que estão a ser "comidos".
Diria que deixarem cair o valor de mercado seria complicado.
Kodak, Blockbuster, Nokia, Toyota
Eliminar