2023/06/15

Notícias do dia

UE quer que Google separe divisão de publicidade; Valve lança Steam renovado; Microsoft começa a vender peças de substituição para o Surface; Epic lança MetaHuman Animator que usa iPhone para as animações faciais; e GM abandona troca de baterias nos Bolt de 2020-2022.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Amazon lança assistente "Hey Disney" nos Echo

A Amazon e a Disney fizeram uma parceria, disponibilizando um assistente Disney nos Echo (nos EUA) através da frase de activação "Hey Disney!"

O sistema funciona como um assistente alternativo à Alexa, podendo adoptar dezenas de vozes de personagens Disney - como o Mickey, Minnie, Donald, Pateta, Moana, Chewbacca, ou R2-D2, entre outros. Os utilizadores podem usar as funções habituais para coisas como definir alarmes e temporizados, mas têm também acesso a aventuras virtuais com os seus personagens favoritos.

Este Hey Disney já estava disponível desde 2021, mas como funcionalidade exclusiva nos Echo nos hotéis Disney World Resort. Agora, passa a ficar disponível para todos (pelo menos, nos EUA).

P.S. Não deixa de ser curioso que isto chegue poucos dias depois da Amazon ter removido vozes pelas quais os utilizadores pagaram.


XPeng City NGP chega a Pequim

Não é só a Tesla que tem demorado a fazer chegar um prometido sistema de condução autónoma aos seus clientes. A Xpeng mostrou o seu também impressionante sistema a enfrentar a condução citadina em 2021, mas só agora vai ficar disponível para os condutores na capital chinesa.

Depois de se ter estreado noutras cidades, o XPeng City NGP só agora fica apto para conduzir em Pequim, embora também mantenha a etiqueta "beta" que desde logo sinaliza que os condutores deverão tomar todas as precauções possíveis.


Presidente da Toyota resiste a voto de protesto

A estratégia da Toyota quanto aos carros eléctricos tem sido tão desastrosa que até os accionistas acharam que deveriam fazer algo, convocando uma votação para remover o actual presidente Akio Toyoda (neto do fundador da Toyota).

A Toyota teve posição de liderança nos automóveis híbridos, com o Prius a tornar-se no modelo de referência que sinalizava um futuro mais sustentável, mas depois parece ter perdido o rumo por completo no passo seguinte, de transição para os carros 100% eléctricos - e em vez disso optando por se diversificar em soluções seriamente duvidosas, como o hidrogénio, nada adequadas para o tipo de uso nos automóveis particulares; e só agora, muito recentemente, finalmente lançando versões dos seus carros em variante 100% eléctrica.

Mas, apesar de ter taxa de aprovação em baixa (85% vs 96%), o actual presidente conseguiu manter-se em funções. Resta agora saber se a votação serviu para notar o desagrado com a estratégia que tem seguido.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O transístor foi inventado em 1947, permitindo a substituição das volumosas e problemáticas "válvulas" (tubos de vácuo). Ainda hoje são um dos componentes fundamentais em todos os equipamentos electrónicos, existindo milhares de milhões deles nos chips mais avançados

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)