2023/04/09

O volante by-wire do Lexus RZ 450e

A Toyota foi a primeira a lançar um automóvel no mercado com volante by-wire, mas ainda há aspectos que precisam ser melhorados.

A Toyota vai disponibilizar o volante by-wire no bZ4X, mas optou por o lançar primeiro no Lexus RZ 450e. Ou seja, deixamos de ter uma ligação mecânica entre o volante e as rodas, passando-se a ter o equivalente a um volante de jogos num computador ou consola, com force feedback, que transmite a informação para motores eléctricos que fazem virar as rodas.

O sistema pode parecer um pouco assustador, mas é o mesmo que já acontece nos aviões, e tal como lá acontece, também este sistema de volante by-wire conta com sistemas redundantes, com motores e sensores de backup, e até uma bateria independente para garantir que se continua a ter direcção no caso de falha completa de energia do carro.

A Toyota opta - e bem - por também se esquivar a potenciais polémicas, não se intrometendo naquilo que o condutor pode fazer. Por exemplo, os aviões mais modernos não permitem que um piloto faça uma manobra que vá além das capacidades do avião, mas a Toyota não impede que um condutor possa querer fazer uma viragem "absurda" a alta-velocidade. Ou seja, a responsabilidade da condução continuar a estar totalmente a cargo do condutor - pelo menos nesta primeira geração do sistema.


Outro dos aspectos que terá que ser melhorado é a rapidez de resposta do sistema. Esta geração do volante conta com lag perceptível entre a rotação do volante e a viragem das rodas. É algo que poderá náo afectar a condução normal no dia a dia, mas indica que o sistema ainda não será adequado para veículos desportivos onde se deseje ter reacções instantâneas. Não é nada que não possa ser resolvido com relativa facilidade, já que a parte mais difícil já está feita.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)