As capacidades do Autopilot da Tesla voltam a ser postas em causa, por nem sequer ser capaz de detectar e evitar a colisão com carros da polícia parados na estrada.
A Tesla tem estado sob investigação devido a múltiplos casos de colisões com veículos de emergência com as luzes a piscar, parados na faixa de rodagem. O WSJ conseguiu alguns desses vídeos, que revelam a incapacidade do Autopilot fazer aquilo que os condutores esperariam - e isto numa altura em que Elon Musk continua a prometer que o modo FSD atingirá uma autonomia de nível 4 ou 5, que dispensaria por completo a atenção do condutor, ainda este ano.
Tecnicamente, no seu modo actual, nem o Autopilot nem o modo FSD estão nesse ponto, obrigando a que o condutor mantenha a atenção permanente sobre o que se passa e esteja pronto a assumir o controlo do veículo a qualquer instante. Pelo que, mesmo estes casos de colisões serão ultimamente culpa dos condutores. No entanto, a questão é que a Tesla continua a promover a ideia de que o seu Autopilot e FSD são extremamente capazes, contribuindo para criar uma ilusão quanto às capacidades do sistema.
Claro que, tratando-se apenas de software, há sempre a hipótese, por muito remota que seja, de que a Tesla consiga milagrosamente lançar uma actualização para um modo FSD que supere todas as expectativas - ao estilo do que se teve quando se passou do horrível Windows Me para o então excelente Windows XP - agora com a ajuda da AI para resolver os problemas. Mas, após tantos anos de promessas não concretizadas, a Tesla já gastou todo o crédito que tinha junto dos clientes, e agora tem é que demonstrar as coisas na prática e não na teoria.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)