2023/08/08

Google convida funcionários a dormirem no campus - por $99 a noite

Depois do trabalho remoto, a Google quer que os funcionários fiquem a dormir no próprio campus, pela módica quantia de $99 por noite.

Ficar a dormir no escritório não é incomum nas empresas tecnológicas quando se estão a iniciar ou durante fases críticas de desenvolvimento ou lançamento de novos produtos. Mas desta vez não é esse o caso.

Desta vez não se trata de ter os funcionários a dormirem em sacos-cama no chão do escritório. A Google está a propor que os funcionários passem a noite no hotel no Google Campus em Mountain View, propondo um valor diário promocional reduzido de apenas $99 por noite.

A proposta é apresentada como sendo algo benéfico para os funcionários que agora passaram a ser obrigados a passar alguns dias por semana no escritório, evitando que tenham que lidar com os transportes e trânsito durante esse dias. E alguns deles dizem que mesmo quem decidisse lá ficar durante um mês ($3000) continuaria a ficar mais barato do que uma renda naquela área.

Por outro lado, outros relembram que se trata de uma promoção temporária (o preço normal é superior), e consideram abusivo que a Google esteja a tentar criar uma cultura de "viver no local de trabalho", que automaticamente lhes iria subtrair umas centenas ou milhares de dólares ao seu ordenado.

Por agora, é uma opção que ninguém é forçado a aceitar. Mas tendo em conta a evolução que a Google tem tido, já nem se pode dizer que seria irrealista que, um destes dias, isso passasse a ser uma nova exigência.

2 comentários:

  1. Faz lembrar tempos antigos, onde os faroleiros iam morar para o Farol, ou os Guardas-Florestais iam viver para uma cabana na Floresta.

    Mas nesses casos eram trabalhos em locais remotos e isolados, em funções que não podiam ser feitas a partir de casa. E a casa era paga pelo empregador e não pelo empregado.

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia. Espero que brevemente comecem também a descontar do salário dos funcionários taxas pelo desgaste do equipamento e mobiliário do pobre do empregador, taxa pelo uso da copa, taxa pelo uso da água, taxa por usarem os WC, taxa de segurança, taxa pelo serviço de avaliação de performance pelo RH da empresa e quem sabe pensem em introduzir castigos corporais como trabalhar de joelhos em cima de grãos de milho ou até mesmo umas palmadas se não cumprirem prazos... O ser humano é maravilhoso, então quando tem uma posição de poder e de dominância é qualquer coisa do outro mundo...

    ResponderEliminar