Os developers que quiserem criar experiências inovadoras em VR nos Apple Vision Pro poderão deparar-se com bastantes limitações. A Apple está a limitar consideravelmente o tipo de coisas que os developers podem fazer, e que na prática se resume a deixar que descrevam modelos 3D e o material que deverão ter, e pouco mais. Tudo o resto será tratado automaticamente pelo sistema da Apple, incluindo o rendering e iluminação.
Para a maioria dos casos, isso não será problemático, mas para os cenários de aplicações que desejassem ir mais além e explorar os ambientes VR, a coisa torna-se praticamente impossível e faz temer que esse tipo de restrições se torne na nova norma nas plataformas da Apple.
Parte destas limitações pode ser atribuída à protecção da privacidade dos utilizadores, já que isto significa que os developers não podem ter acesso a coisas como o olhar dos utilizadores ou sequer as coisas que têm na sua sala.
Esse tipo de dados seria extremamente valioso. Imagine-se ter publicidade que sabe exactamente quanto tempo os utilizadores olharam para ela (embora isso seja informação a que a Apple irá ter acesso, dando-lhe vantagem sobre os seus rivais); ou apps que aproveitassem as câmaras dos óculos para saber o que os utilizadores têm em suas casas, ou até gravando cenas privadas do que se estivesse a passar à frente dos óculos.A lot of it centers around Apple's choice to both make eye tracking central to the headsets input, and simultaneously declare it to be too private to be exposed to apps. (Which, to be fair, it's pretty sensitive data.)
— Brandon Jones (@Tojiro) June 9, 2023
Tendo em conta o ponto em que nos encontramos, será perfeitamente natural que a Apple tenha implementado estas restrições. Veja-se o caso do flop dos Google Glass, em grande parte devido às preocupações de privacidade de poderem gravar tudo o que se estivesse a ver. É o tipo de coisa que a Apple não poderia arriscar que aconteça com o Vision Pro. Mas, com o seu preço, a privacidade dos utilizadores pode acabar por ser o menor problema com que a Apple tenha que se preocupar.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)