2023/09/13

iPhone 15 com limitação de carga da bateria

Nos novos iPhone 15, os utilizadores poderão definir o limite de carga da bateria, para prolongar a sua longevidade.

A mais recente versão beta (RC) do iOS 17, que será lançado em versão final a 18 de Setembro, adiciona uma opção de limite de carga da bateria nos iPhone 15.

Esta opção, que já existe há algum tempo em alguns smartphones Android, permite que os utilizadores definam um valor para a carga máxima da bateria - por exemplo, 90% ou 80% - evitando que o carregamento da bateria a 100%, e assim prolongando a sua longevidade. É uma opção que trabalhará em paralelo com o sistema de "carregamento de bateria optimizado", e que já tenta evitar o efeito de ter um iPhone com a bateria a 100% a noite toda quando está ligado ao carregador, aprendendo com os hábitos dos utilizadores (quando tiram o iPhone do carregador) para só carregar o iPhone até aos 80%, e depois só proceder ao carregamento a 100% de modo a que esse valor seja atingido quando o utilizador estiver prestes a desligá-lo do carregador.
O sistema optimizado será suficiente para a maioria das pessoas, mas não funciona para quem tem horários irregulares de carregamento. Para esses, esta opção de limitar manualmente a carga máxima será uma excelente forma de assegurar uma maior durabilidade da bateria.

Infelizmente, parece que será uma opção que a Apple só irá disponibilizar nos novos iPhone 15, mas esperemos que seja algo derivado de ainda ser uma opção em desenvolvimento, e que venha a ser disponibilizada também em iPhones das gerações anteriores.

1 comentário:

  1. Estas "novidades muito boas" para o utilizador, no meu ver demonstram a arrogância que existe desde que passaram a meter uma bateria interna de difícil substituição e nunca se preocuparam em optimizar e prolongar o estado de saúde da bateria (que por acaso é o componente que se degrada mais rapidamente), e só agora que a União Europeia começou a falar em obrigar os fabricantes de telemóveis a terem uma bateria amovível, é que começaram a mostrar-se preocupados com a durabilidade da bateria interna...

    ResponderEliminar