A Google desenvolveu um sistema que permite que earphones com cancelamento de ruído meçam a frequência cardíaca sem necessidade de hardware adicional.
O hardware já existente nos earphones com cancelamento de ruído é tudo o que basta para que também possam monitorizar a frequência cardíaca do utilizador com excelente precisão. O estudo da Google mostra como estes earphones conseguem detectar as diminutas variações provocadas pela pulsação do sangue no canal auditivo, tranformando-as numa leitura de ritmo cardíaco bastante fiável.
Além do grande benefício de que isto é possível em earphones sem hardware adicional (é algo que poderia ser adicionado por meio de uma simples actualização do firmware), a Google aponta ainda outras vantagens como: imune à cor da pele, não depende do posicionamento dos earphones (funciona até se os earphones ficarem "mal postos"), não tem impacto audível na qualidade musical, e dispensa a necessidade de hardware adicional nos earphones.
Este último ponto poderá ser o mais atractivo para os fabricantes, já que adicionar sensores extra num dispositivo tão compacto como uns earphones teria sempre que ser feito à custa de outros aspectos, como volume acrescido, peso acrescido, e custo acrescido. Por isso mesmo, não é difícil antever que em breve comecem a surgir earphones a adoptar esta capacidade - embora seja duvidoso quantos se dêem ao trabalho de adicionar isto a earphones já no mercado, já que se torna mais atractivo tentar fazer com que os consumidores comprem um novo modelo mais recente, que na prática pode ser exactamente o mesmo, apenas com este novo firmware.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)