2023/10/30

Constelação de satélites russa mudou de nome após erro de Putin

A Rússia também tem planos para criar a sua mega-constelação de satélites, mas o seu nome já teve que ser alterado devido a um erro de Putin.

A constelação de satélites russa, para distribuir internet e permitir a observação terrestre em alta-resolução, tem planeado o lançamento de 264 satélites e tinha originalmente o nome de Ehfir (Éter). No entanto, durante a apresentação pública do projecto em 2018, Putin enganou-se e disse que o projecto se chamava Sfera. Ora, não querendo arriscar-se a rectificar Putin, o então responsável pela agência espacial, Dmitry Rogozin, apressou-se a mudar o nome do projecto para coincidir com o que Putin tinha dito, passando a ser Sfera.

Putin diz que nem teve oportunidade de decidir sobre se se manteria o nome antigo ou não, pois quando regressou ao Kremlin recebeu a informação que já estava tudo tratado para que a constelação de satélites tivesse o nome que ele disse.
Esta não seria a primeira vez que projectos trocam de nome devido a erros presidenciais. Existe a história de que o famoso avião SR-71 Blackbird deveria chamar-se RS-71, mas que o seu nome também foi trocado pelo presidente Lyndon B. Johnson em 1964, (embora aparentemente não houve erro do presidente dos EUA mas sim da transcrição do seu discurso).

De qualquer forma, a constelação Sfera é algo que permanece tão etérea quanto o seu nome original, até à data apenas tendo lançado um único satélite de testes e aparentemente tendo regressado à fase de planeamento, pois também lhe querem adicionar a capacidade de comunicação directa com smartphones no solo, ao estilo que outras constelações estão a preparar - incluindo a Starlink da SpaceX.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)