2023/10/07

Publicidade no X enfrenta esclarecimentos dos utilizadores

Musk tem promovido X como sendo a única plataforma que promove a "verdade do povo", mas essas verdades estão a entrar em conflito com os anunciantes.

As Community Notes do X (Twitter) permite que os utilizadores adicionem contexto a tweets, e também aos próprios anúncios, e é isso que os utilizadores estão a fazer. Há jogos, famosos por usarem vídeos publicitários que nada têm a ver com o jogo em si, que estão a levar com alertas desse tipo, assim como publicidade da Uber que promete dinheiro fácil para todos os motoristas, que foi "esclarecido" com um link para um estudo que refere que, na prática, a maioria dos motoristas recebe valores bem reduzidos. Nem sequer o ultra zoom mágico da Samsung, que aplica uma lua falsificada nas fotos nocturnas escapou a estes esclarecimentos.

Em resultado disto já há vários anunciantes a dizerem que vão repensar a a sua estratégia de publicidade no X, isto numa altura em que a plataforma precisa desesperadamente de dinheiro, ao ponto de até estar a considerar tornar-se numa plataforma exclusivamente para subscritores pagos.

A solução óbvia para Musk seria simplesmente desactivar as Community Notes para os anúncios no X, deixando que a publicidade por lá fosse igual à publicidade "enganadora" em todos os demais lados. Mas, sem dúvida que isso seria usado para mostrar (uma vez mais) os múltiplos pesos e múltiplas medidas que Musk tem, consoante aquilo que lhe vai na cabeça (e na carteira). Por outro lado, com as suas excelentes aptidões sociais, pode ser que consiga convencer os anunciantes incomodados de que toda a publicidade é boa publicidade, mesmo quando se trata de alguém a demonstrar que a dita publicidade é enganadora.


Actualização: Sem grandes surpresas, a "solução" não parece ser a favor dos utilizadores, muito pelo contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)