2023/10/11

Yamaha revela Motoroid 2 - mota autónoma sem guiador

A Yamaha apresentou uma versão evoluída da moto futrista autónoma que tinha revelado na década passada: a Motoroid 2.

Tal como a Motoroid original, a Motoroid 2 destaca-se pelo seu aspecto futurista que mais parece saído de filme de ficção científica. A nova versão mantém as capacidades, bem reais, de poder circular autonomamente graças a um sistema de auto-equilíbrio, mesmo nas monobras a baixa velocidade ou quando está completamente estacionária. Mantém também o incomum sistema que permite que a roda traseira se incline de forma independente da parte frontal.

Na parte da frente, a Yamaha livra-se dos já diminutos punhos do guidador do modelo original, passando a disponibilizar apenas duas pegas para que o piloto / passageiro / ocupante se segure - assumindo-se que a própria moto faça todo o trabalho de curvar quando necessário.
Ver a Yamaha a insistir neste protótipo Motoroid faz antever que, algures no futuro, estas tecnologias futuristas possam vir a materializar-se numa moto disponibilizada comercialmentel, embora isso seja algo que por agora não tem qualquer data marcada.

O que é certo é que tudo isto volta a demonstrar o incrível atraso que as tradicionais marcas japonesas, que em décadas passadas eram vistas como exemplo de referência nas novas tecnologias (posso relembrar a Yamaha GTS 1000 com a sua suspensão frontal futurista, ou a Honda NR com os seus pistões ovais revolucionários), têm tido na transição para os veículos eléctricos. E mesmo as que se vão aventurando nisso, como a Kawasaki, fazem-no com modelos que deixam bastante a desejar. Um atraso que se torna ainda mais indesculpável quando, do outro lado, vemos marcas tradicionalmente "antiquadas", como a Harley Davidson, a lançarem modelos de sucesso como a LiveWire.

1 comentário: