2023/11/12

Telescópio espacial Euclid mostra primeiras imagens do Universo

O telescópio espacial Europeu Euclid já está em operação e apresentou as suas primeiras imagens do universo.

O Euclid pode ser um telescópio mais modesto que os telescópios espaciais mais populares, tendo um espelho principal de "apenas" 1.2m, metade daquele que temos no velhinho Hubble e um quinto do mais recente James Webb. No entanto, tem uma grande vantagem sobre esses telescópios, já que conta com um campo de visão bastante mais alargado, que será aproveitado não só para o mapeamento de 1/3 do céu observável ao longo dos próximos seis anos, como para tentar obter mais informação sobre a misteriosa matéria escura.

Para se ter uma melhor ideia desta vantagem, bastará uma semana para o Euclid cobrir a mesma área do céu que o Hubble viu ao longo de 33 anos, captada por um sensor de 600 MP no espectro da luz visível, e de 64 MP noutras faixas do espectro.
Uma das primeiras imagens do Eculid foi da nébula cabeça de cavalo, que foi captada em apenas 1 horas e demoraria semanas ou meses a ser replicada pelos outros telescópios (obrigando a captar e combinar milhares de imagens).

Outra das imagens, de uma secção do Perseus Cluster, mostra cerca de 1000 galáxias bem visíveis, e mais de 100 mil galáxias adicionais mais distantes, cada uma delas contendo centenas de milhares de milhões de estrelas.
O telescópio espacial Euclid foi lançado em Julho num Falcon 9 da SpaceX, e iniciou a sua viagem para o seu ponto de observação a cerca de 1.5 milhões de km da Terra (para referência, a ISS orbita a Terra a cerca de 400 km. Como não podia deixar de ser, nem tudo correu a 100%, tendo sido detectado um problema com uma peça que pode reflectir a luz de sol e incidir na sua câmara principal. Mas, é algo que só acontece em certos ângulos e que os controladores da missão passarão a ter em conta para os evitar, não afectando negativamente a capacidade da missão ou das observações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)