A Porsche vai entrar em 2024 com más notícias, sendo forçada a suspender as vendas do Macan nos países da UE.
Embora imediatamente se pensasse que tal pudesse estar ligado a novas regras de emissões (ou novo caso ao estilo do Dieselgate da VW), desta vez a culpa é da segurança digital. O Macan não cumpre as regras da nova regulamentação UNECE WP.29 que entram em vigor no próximo ano, e a opção da Porsche é a de simplesmente parar com a venda do veículo e acelerar a transição para o futuro modelo eléctrico que está a preparar.
Não são dados detalhes técnicos exactos sobre que componentes ou elementos não cumprem a regulamentação - uma curiosidade válida considerando que os outros modelos da Porsche não são afectados - mas a marca germânica diz que as alterações necessárias para cumprir a regulação seriam demasiado dispendiosas. Por outro lado, com a ameaça de multas de 30 mil euros sobre cada unidade vendida que não cumpra o regulamento, não é o tipo de regulamentação que a Porsche (ou qualquer outro fabricante) se possa dar ao luxo de ignorar.
Sendo o modelo mais popular da Porsche, esta medida irá certamente ter um forte impacto nas contas da empresa. Isto, mesmo tendo em consideração que esta proibição das vendas apenas afecta os países da UE, e que o Macan continuará a ser vendido no Reino Unido e outros países.
Também não deixa de ser curioso que, com tantos componentes electrónicos partilhados entre modelos e fabricantes, o Macan seja o único automóvel a ser penalizado. Veremos se a coisa se fica por aqui, ou se mais modelos automóveis ficarão de fora da UE por causa da cibersegurança.
2023/12/19
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)