Depois de muitos adiamentos e prolongamentos, o icónico Rato Mickey da Disney entra no domínio público, mas só na sua versão original.
O Rato Mickey passa o estatuto dos direitos de autor, apesar de todas as polémicas que enfrentou ao longo das décadas, com sucessivos adiamentos e prolongamentos por força da pressão da Disney (e não só). Mas desta vez não houve mais prolongamentos, e o Mickey entra finalmente no domínio público.
No entanto, por agora esta passagem ao domínio público apenas abrange a versão original do Mickey, tal como foi desenhado para o seu primeiro filme animado "Steamboat Willie", e não nas suas versões mais "modernas", como a que podemos ver em Fantasia de 1940. Mas, é um momento pelo qual muitos aguardavam, e que não deixa de ser um marco histórico. Embora o nome "Rato Mickey" continue a ser marca registada da Disney, a imagem do Mickey (e Minnie, e outros personagens da altura) passam a poder ser usados por qualquer pessoa para qualquer fim que desejem, desde que não se tentem fazer passar por trabalhos da Disney.
Portanto, preparem-se para ver inúmeras criações, recriações e adaptações do Mickey ao longo do ano - vai ser a compensação por todos os anos de espera que iam prolongando a duração dos direitos de autor para níveis que muitos acreditam ser completamente desajustados para a sociedade em que vivemos.
2024/01/01
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)