Em antecipação a (mais uma) iminente investigação a propósito de práticas que fomentavam a viciação de menores, o TikTok optou por suspender na UE o programa de pagamentos aos utilizadores do TikTok Lite.
Por agora disponível apenas em França e Espanha, o TikTok Lite oferecia aos utilizadores "moedas" em troca de coisas como usarem a app diariamente, verem publicidade, e gostarem de vídeos, que posteriormente poderiam ser trocadas por vouchers na Amazon ou PayPal. Apesar de se tratar de um valor ridiculamente reduzido (menos de 40 cêntimos por hora), a UE considerou que isto poderia ser um chamariz potencialmente ilegal para crianças, levando-as a ficar presas ao TikTok o dia todo para amealharem maior valor. Apesar de oficialmente o programa de recompensas não ser destinado aos menores, a UE também aponta que os sistemas de verificação de idade não evitam que as crianças arranjem forma de aderir ao mesmo.
Embora seja legítimo que estes casos sejam investigados e proibidos, há que relembrar que este tipo de comportamentos excessivos por parte dos menores, mesmo que incentivados pelos serviços, deverão também ser detectados e combatidos pelos próprios pais. Para isso poderão recorrer às ferramentas de análise do tempo usado no smartphone, que facilmente revelará excessos (como passar imensas horas por dia em certas apps), e que também permitem limitar o tempo e horário de uso. Quando bem utilizadas, podem tornar-se numa valiosa ferramenta de prevenção que evite que se chegue ao ponto dos "vícios" muito mais complicados de resolver.Statement on TikTok Lite: "TikTok always seeks to engage constructively with the EU Commission and other regulators. We are therefore voluntarily suspending the rewards functions in TikTok Lite while we address the concerns that they have raised."
— TikTok Policy Europe (@TikTokPolicyEUR) April 24, 2024
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)