2024/04/01

Xiaomi SU7 já tem 7 meses de espera

Tal como se fazia prever, quem quiser um Xiaomi SU7 já terá que se sujeitar com um prazo de entrega que vai de três a sete meses, dependendo do modelo.

Depois de muita espera, a Xiaomi revelou oficialmente os preços do seu primeiro automóvel SU7, que felizmente se mantiveram no extremo inferior das expectativas, com preços que vão dos 28 mil aos 38 mil euros (na China) em função da versão. Preços bastante competitivos, como de resto teriam que ser para a Xiaomi ter hipóteses de sucesso num sector altamente concorrencial onde se tem assistido a uma guerra de preços entre diversas marcas.

Mas agora que temos carro, e preço, chega a segunda parte crítica: de o fazer chegar aos compradores. Já vimos no passado como isso foi bastante complicado para marcas como a Tesla, que demoraram longos meses até conseguirem atingir volumes de produção suficientes para a procura (e agora sendo uma das poucas marcas que consegue entregar veículos praticamente de forma imediata), e agora será a Xiaomi a arriscar-se passar por algo idêntico. Por agora, os prazos de entrega já atingem os sete meses para o caso do SU7 Max.
Actualmente, a fábrica da Xiaomi em Beijing consegue produzir 40 unidades SU7 por hora, com objectivo de atingir uma capacidade de 300 mil veículos por ano. No entanto, durante este ano de 2024 apenas deverá ficar-se por uma capacidade de produção de 150 mil unidades por ano.

A Xiaomi também já abriu 59 showrooms onde os interessados podem ver ao vivo os SU7, que serão expandidos para 211 até ao final do ano.

A parte negativa desta notícia é que, enquanto a Xiaomi não conseguir lidar com a procura no seu mercado natal, haverá poucas hipóteses de considerar a expansão para o ocidente. Significando que se poderão passar vários anos até se poder comprar um SU7 na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)