Scarlett Johansson diz que a OpenAI a contactou para usar a sua voz no ChatGPT, e que acabou por ser usada mesmo após não ter dado a sua autorização.
A OpenAI volta a dar que falar, desta vez com as revelações de Scarlett Johansson, que diz que a OpenAI replicou a sua voz para o mais recente assistente GPT-4o apesar de não o ter permitido.
Não é segredo que Sam Altman tem usado o filme "Her" como referência para as capacidades do que deseja fazer com os modelos AI da OpenAI, e isso fica ainda mais reforçado por ter tentado licenciar, sem sucesso, a voz da actriz. Mas, mesmo sem essa autorização, a OpenAI fez a demonstração do GPT-4o com uma voz "Sky" que é bastante semelhante, que deixou Scarlett Johansson chocada e enfurecida.
A OpenAI suspendeu o uso desta voz no ChatGPT por "respeito" à actriz, mas diz que esta voz foi criada antes até de ter iniciado conversações com ela, usando uma pessoa contratada para o efeito.
A verdade é que, por muito penoso que possa ser para as celebridades, acaba por ser sempre possível encontrar outras pessoas com vozes idênticas, e será praticamente impossível que se possa impedir a sua utilização. Pelo que, tudo acabará por ser uma decisão da empresa querer manter boas relações, ou não, com as pessoas que essas vozes evocam.
De qualquer forma, mesmo que oficialmente não ofereçam vozes famosas, não demorará muito tempo para que os modelos AI possam ter vozes ao gosto dos utilizadores, bastando dar-lhes algumas amostras que poderão ser facilmente obtidas de filmes, músicas, entrevistas, etc.
Actualização: a actriz de voz que criou a voz da Sky diz nunca ter sido confundida com Scarlett Johansson antes desta polémica.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas deve ser muito mais fácil cobrar uma mensalidade com a voz da scarlet do que de uma desconhecida...
ResponderEliminar